quarta-feira, 1 de julho de 2015
O apelo turístico inventou uma rota das emoções, que se inicia nos Lençóis Maranhenses, atravessa o Delta do Parnaíba, e desemboca em Jericoacara, no Ceará. No entanto, em vários recantos do solo maranhense é possível se encontrar rotas fascinantes, a começar pela capital, São Luís. A cidade se tornou patrimônio cultural da humanidade em 1997 e abriga o maior conjunto arquitetônico colonial e pombalino, de origem portuguesa, de toda a América Latina. São centenas de prédios tombados pelo patrimônio histórico, e inúmeros logradouros públicos, tais como praças, becos e ladeiras, monumentos e fontes integram uma nova categoria cultural, o conceito de museu a céu aberto.

Nessa mesma linha de raciocínio se encaixa Alcântara, a 22 quilômetros de São Luís, após travessia pela baía de São Marcos, patrimônio histórico nacional desde 1948. Ali se encontra, na praça da Matriz, um pelourinho em pé, em ótimo estado de conservação, além das muralhas da igreja de São Matias, o prédio da atual prefeitura, dois museus e um conjunto arquitetônico harmônico e bem conservado. Igrejas, fontes e um forte, além de muitas ruínas, integram o conjunto, ao lado de um casario que ostenta a riqueza na qual a cidade se viu envolta nos séculos XVIII e XIX.

A natureza também coloca o Maranhão num patamar privilegiado. Destaque para o Parque Nacional da Chapada das Mesas, área de proteção ambiental que engloba 160.046 hectares de cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, centro-sul maranhense. O local abriga rica biodiversidade, em pleno cerrado, com direito a paradisíacas cachoeiras, tais como a cachoeira de São Romão, um inigualável espetáculo da natureza.

Nessa mesma categoria se insere o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que envolve os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz. Paraíso ecológico com 155 mil hectares adornados por dunas, lagoas, manguezais, rios e o mar aberto, paisagens deslumbrantes. Lagoa Azul, Lagoa do Peixe, Lagoa da Gaivota, praias de Caburé, Vassouras e Atins encantam os visitantes.

Vale destacar ainda o Delta do Parnaíba, com cerca de 70 ilhas, a maior parte delas em território maranhense, em área de Proteção Ambiental. Único delta das Américas que deságua em mar aberto, terceiro maior do planeta, ecossistema ímpar que abriga mangues, igarapés, lagoas naturais e a fauna silvestre, numa paisagem quase intocada pela presença humana. Como se pode facilmente perceber, os destinos turísticos do Maranhão constituem um permanente atrativo para as rotas dos turistas mais exigentes.

(Fotos: Tony Maciel/Internet_

0 comentários:

Postar um comentário